Blog
Imagem Homem sorrindo enquanto dentista exibe facetas de porcelana
2 de agosto de 2022
Compartilhe:

Facetas de porcelana ou lentes de contato dentais, qual devo escolher?

Saiba qual opção escolher para transformar o seu sorriso!

O que você vai encontrar neste artigo:

  •  
    As facetas de porcelana e as lentes de contato dentais são os segredos para se ter um sorriso perfeito. Ambos são tratamentos voltados à estética dos dentes, eliminando a tonalidade amarelada, manchas e demais irregularidades.

    Uma das principais dúvidas dos pacientes é sobre qual escolher, se a faceta de porcelana ou a lente de contato dental. A seguir, respondemos essa dúvida de uma vez por todas. Continue a leitura e descubra mais sobre esses tratamentos de estética dental.

    Imagem Homem sorrindo enquanto dentista exibe facetas de porcelana

    O que é faceta de porcelana e lente de contato dental?

    Ambos são tratamentos odontológicos estéticos que têm como objetivo corrigir irregularidades para se ter um sorriso perfeito, com dentes brancos e alinhados.

    Tanto a faceta de porcelana como a lente de contato dental são próteses colocadas sobre o dente natural. Elas se caracterizam por serem muito finas, delicadas e praticamente imperceptíveis. Por isso, garantem um resultado natural ao sorriso.

    Embora as próteses sejam finas, elas chamam a atenção por sua alta resistência a danos. Por isso, duram e permanecem em bom estado por muitos anos, sobretudo se seguir as recomendações de seu dentista.

     

    Diferenças entre faceta de porcelana e lente de contato dental

    A faceta de porcelana e a lente de contato dental são tratamentos de odontologia estética, mas ambos possuem diferenças pontuais que nem todo paciente conhece. A seguir, indicamos quais são as principais:

     

    1. Indicação para o paciente

    Ainda que entreguem resultados semelhantes, ambos os tratamentos odontológicos estéticos possuem indicações diferentes. De maneira geral, a faceta de porcelana costuma ser recomendada para corrigir problemas mais severos, promovendo uma alteração profunda no sorriso do paciente.

     

    2. Desgaste do dente natural para aplicação das próteses

    A aplicação da prótese pode demandar o desgaste dos dentes naturais. No entanto, o desgaste no caso da lente de contato dental costuma ser mínimo, principalmente em comparação à aplicação das facetas de porcelana.

    Quem decide se o paciente precisa passar pelo desgaste natural dos dentes é o dentista, que também estabelece qual o nível de desgaste necessário. Esse procedimento tem como finalidade garantir um excelente resultado do tratamento.

     

    3. Espessura das próteses

    As próteses também se diferenciam em outro ponto: sua espessura. A faceta de porcelana geralmente possui espessura um pouco maior do que a lente de contato.

    No entanto, a espessura das próteses é um fator que varia entre os pacientes. O motivo disso é simples: casos mais difíceis de serem tratados exigem facetas ou lentes com espessura um pouco maior.

    E como saber qual a espessura indicada para seu caso? Somente o dentista consegue recomendar após a análise de seus dentes naturais. É importante esclarecer que quando se faz necessário o uso de uma prótese mais espessa, ela é imperceptível. A ideia é sempre combinar um resultado natural a um aspecto mais bonito.

     

    Leia também:

    >>>Lente de contato dental precisa de manutenção?

     

    O que a faceta de porcelana e a lente de contato dental corrigem?

    O tratamento odontológico estético feito com facetas de porcelana e lentes de contato dental corrige problemas específicos no sorriso. A seguir, indicamos quais são os principais:

     

    Mancha e cor amarelada de dentes naturais

    As próteses são indicadas para correção de manchas e cor amarelada dos dentes naturais, ajudando a uniformizar o sorriso, de modo a deixá-lo branco e iluminado. Dá para atingir esse resultado sem clareamento dental, dependendo do caso do paciente.

     

    Diastema

    Trata-se de uma lacuna entre os dentes naturais que deveriam estar próximos. Pode ocorrer em qualquer local da boca, mas é mais comum nos dentes superiores frontais. A faceta e a lente corrige esse problema, entregando um sorriso mais uniforme.

     

    Desgastes e fraturas de dentes naturais

    As próteses também são perfeitas para corrigir desgastes e fraturas de dentes naturais, desde que sejam casos simples, que não necessitam de uma intervenção mais intensa. A faceta ou a lente de contato dental ajudará a alinhar o sorriso, bem como a deixá-lo harmônico.

     

    Faceta de porcelana e lente de contato dental: qual escolher?

    Pacientes que desejam transformar seu sorriso normalmente tendem a ficar em dúvida se escolhem as facetas de porcelana ou lentes de contato dentais. No entanto, apenas um dentista pode recomendar a melhor opção, considerando o caso do paciente.

    Há situações específicas em que a faceta ou a lente é a mais indicada e somente um profissional habilitado consegue recomendar qual a melhor, tendo em mente o resultado que o paciente deseja.

    Portanto, não abra mão de realizar o procedimento com um dentista. Assim, conseguirá receber uma indicação precisa ao seu caso, tendo uma maior chance de gostar do resultado.

     

    Quando os tratamentos não são indicados?

    Os tratamentos feitos com faceta de porcelana e lente de contato dental não são indicados para quem possui algum problema de saúde bucal preexistente. É o caso de tártaro, cárie, gengivite, periodontite, entre outros.

    Em situações assim, indica-se realizar o tratamento desse problema primeiro e somente depois cuidar da parte estética, com a aplicação da faceta ou da lente de contato. A recomendação é que sempre coloque a saúde bucal em primeiro lugar, até porque ela influencia diretamente na estética do sorriso.

     

    Colocar faceta de porcelana ou lente de contato dental dói?

    Há quem fuja de tratamentos odontológicos, inclusive os estéticos, porque tem medo da dor. No entanto, a aplicação da faceta ou da lente de contato é indolor, porque é um tratamento não invasivo.

    O que pode ocorrer é o paciente sentir um desconforto sutil durante o desgaste dos dentes naturais, se ele for necessário. Porém, esse desconforto é suportável e não acontece em todos os pacientes.

    Caso sinta dor ou desconforto durante a aplicação das lentes, a indicação é que informe o dentista sobre esse sintoma. Dessa forma, o profissional saberá como agir para alívio.

    Imagem de uma mulher sorrindo

    Faceta de porcelana e lente de contato dental em Curitiba

    Está em busca de tratamentos de odontologia estética em Curitiba? A Dental Esthetic Center disponibiliza os de faceta de porcelana e lente de contato dental, prestando-os com foco na excelência, garantindo o melhor resultado para seus pacientes. Aproveite para agendar uma consulta com um de nossos especialistas!

     



    Leia também:

    >>> Facetas de porcelana amarelam com o tempo?

    >>>É possível colocar lente de contato dental antes de usar aparelho?

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.