Blog
aparelho odontológico
15 de fevereiro de 2017
Compartilhe:

Como funciona o aparelho ortodôntico

aparelho ortodontico

O aparelho ortodôntico é um tratamento estético que vem se popularizando cada vez mais.

 

O aparelho ortodôntico é um dos tratamentos dentais mais conhecidos pelas pessoas que estão em busca dos dentes perfeitos. Existem dois tipos, usados em situações diferentes: o fixo e o móvel.

Quer saber como funciona este tratamento que se populariza cada vez mais? Confira nossas informações:

Como funciona o aparelho ortodôntico fixo

Este aparelho dental exerce pressão sobre os dentes e usa a força mecânica para movimentá-los. A dor, tão comum após colocá-lo e fazer sua manutenção, surge dos mediadores inflamatórios que o corpo produz em resposta à movimentação na boca. É indicado para casos mais complexos, tanto estéticos quanto de oclusão.

Ele é composto por um fio metálico sustentado por pequenas peças também de metal, os bráquetes. Elas são coladas nos dentes com uma resina que não faz mal ou muda sua coloração. O dentista pode, ainda, usar outros acessórios para corrigir problemas, como elásticos e molas. É o fio metálico que “puxa” os dentes para a posição correta.

À medida que os dentes cedem e mudam de posição o dentista aplica cada vez mais pressão, até que o resultado desejado seja atingido. É aí que entra a importância das manutenções periódicas.

Depois que o aparelho ortodôntico fixo corrige o sorriso, os ossos da boca se modificam a raiz do dente vai se acomodando em sua nova posição. Contudo, os dentes não fogem das mudanças que o envelhecimento traz ao corpo: com o tempo e a idade, outro tratamento pode ser necessário.

Antes de colocar o dispositivo o dentista pede uma série de exames dos dentes de seu paciente. Isto permite que ele saiba exatamente a situação dos dentes e o que deve ser feito, planejando o tratamento da melhor forma possível.

Há poucas contraindicações para este tratamento, mas geralmente é usado em adultos que já têm todos os dentes permanentes e que têm a arcada bem formada.

O tratamento com este dispositivo geralmente é complementado por outro: o aparelho móvel.

Como funciona o aparelho ortodôntico móvel

Quem usou aparelho ortodôntico fixo sabe que o tratamento não fica por aí: o aparelho móvel é necessário após a retirada do fixo. Seu objetivo é manter os dentes o sorriso lindo até que os ossos e a gengiva se estabilizem.

Enquanto o aparelho fixo geralmente é usado na parte superior da boca, a parte inferior recebe uma placa de metal na parte de trás. Esta peça também evita que os dentes voltem a se movimentar.

Por um lado, o aparelho ortodôntico móvel é mais cômodo que o fixo: pode ser retirados para ocasiões sociais, durante refeições e para a higienização da boca. O desconforto causado por sua manutenção é menor.

Por outro lado, ele exige mais disciplina do paciente: existem vários tipos. Cada um deve ser usado por períodos diferentes. Cabe ao usuário colocá-lo e retirá-lo conforme as orientações do dentista para garantir dentes perfeitos.

 

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.