Lentes de Contato Dentais

O que são lentes de contato dentais?

Lente de contato dental é um tratamento estético odontológico que tem como proposta a melhoria da aparência dos dentes, garantindo um sorriso mais harmônico e com tom uniforme.

As lentes de contato dentais são próteses, geralmente fabricadas com porcelana, que são sobrepostas aos dentes naturais. Essas próteses se caracterizam por serem muito finas, com cerca de 0,2 milímetros, como uma lente de contato para os olhos.

Outra característica comum das próteses de porcelana das lentes de contato dentais é a resistência, pois não são facilmente danificadas. Justamente por isso, o material dura por bastante tempo.

Estima-se que a vida útil da prótese é de aproximadamente 10 anos, podendo ser menos ou mais, dependendo dos cuidados que o paciente adota no dia a dia. Quanto melhor for o cuidado, mais tempo as lentes durarão.

Curiosamente, esse é o único tratamento estético que não desgasta os dentes naturais, podendo voltar à sua forma original depois de removidas as lentes de contato.

Lentes de Contato Dentais

Por que utilizar lentes
de contato dentais?

Por que utilizar lentes <br>de contato dentais?

As lentes de contato dentais são ótimos investimentos para melhorar a estética dos seus dentes, tornando-os mais bonitos e garantindo um sorriso mais belo, o que certamente melhorará sua autoestima e confiança.

Esse tratamento estético é um poderoso aliado principalmente para corrigir os seguintes casos:

  • Descoloração da cor dos dentes, ajudando a igualar a tonalidade dos mesmos;
  • Dentes fraturados, lascados ou desgastados, promovendo um sorriso mais uniforme;
  • Lacunas entre os dentes, casos também conhecidos como diastema;
  • Anomalias ou irregularidades da arcada dentária, tornando os dentes regulares;
  • Revestimento de coroas ou obturações que tiverem sua tonalidade alterada com o passar do tempo.
  • Como é feita a instalação das lentes de contato dentais?

    As próteses são feitas por especialistas, considerando a modelagem e demais informações indicadas pelo dentista. Quando prontas, o procedimento de instalação é bastante simples e, o melhor, sem sofrimentos.

    O dentista limpa a superfície do dente natural, aplica um adesivo no local e fixa as lentes de contato sobre os dentes. Como o material das próteses é mais fino, não se faz necessário desgastar os dentes para realizar a instalação, de modo a preservar a estrutura natural.

    Os cuidados pós-instalação são os mesmos que o de uma higiene bucal diária, somente tomando o cuidado de não consumir alimentos muito duros, para não danificar as próteses.

    Quem pode utilizar lentes de contato dental?

    As lentes de contato dentais são indicadas para adultos, pois já passaram da fase de crescimento e desenvolvimento facial. Crianças e adolescentes não devem realizar a instalação.

    A colocação das próteses só é recomendada para adultos que estejam a com a saúde bucal em dia. Cáries, por exemplo, devem ser devidamente tratadas antes de investir nas lentes.

    Benefícios

    O procedimento possui benefícios que fazem valer a pena o investimento nele! Entre os principais, destaque para a correção de falhas em tamanho e formato, garantindo um sorriso harmônico.

    Além disso, as próteses possibilitam ter um sorriso sem manchas ou tom amarelado, sendo um tratamento rápido, sem dor, de longa durabilidade e com preservação do dente natural, já que não se faz desgaste.

    Quais cuidados ter antes e depois do procedimento?

    O cuidado antes da colocação da lente dental envolve a saúde bucal. O paciente não pode ter problemas como doenças periodontais, muito menos cáries e tártaro.

    Quando se tem algum problema e o paciente faz tratamento com a lente, há um grande risco de comprometer ainda mais a saúde bucal e o resultado estético. Portanto, o melhor é tratar esse problema e depois colocar a prótese.

    Depois da colocação, o paciente deve seguir as orientações do dentista. Normalmente, isso envolve adotar os seguintes cuidados:

    • Seguir rigorosamente os hábitos de higiene bucal com escovação e uso de fio dental. Desse modo, é possível evitar problemas tanto na prótese como nos dentes naturais;
    • Diminuir o consumo de alimentos e bebidas ricos em corantes naturais e artificiais. Se os ingerir, indica-se que faça um enxágue bucal imediatamente ou que escove os dentes, para evitar que os pigmentos se depositem e penetrem nas próteses;
    • Evitar o consumo de alimentos duros, como torresmo, pela possibilidade de quebra das próteses;
    • Abandonar hábitos como os de roer as unhas ou de morder objetos duros (tampa de caneta, por exemplo). Desse modo, conseguirá manter a prótese íntegra, sem necessidade de troca;
    • Realizar consultas de rotina com o dentista. Nessas ocasiões, o profissional identifica problemas e os trata logo em seu início, evitando o comprometimento de próteses e de sua saúde bucal.

    Quanto tempo dura o resultado da lente de contato dental?

    Quem coloca lente no dente geralmente tem uma dúvida: afinal, quanto tempo dura a prótese? Na realidade, a durabilidade está diretamente relacionada à qualidade do material utilizado na confecção das próteses e aos cuidados que o paciente adota.

    Especificamente no que se refere à qualidade, é importante priorizar dentistas que trabalham com materiais de excelência, que costumam ser um pouco mais caros. Se a prótese tiver qualidade inferior, ela durará menos e você terá de refazê-la em curto prazo. Portanto, o barato pode sair caro.

    Já sobre os cuidados, se o paciente seguir todos indicados pelo dentista é muito provável que suas lentes de contato dental durem por vários anos, sem ter novos gastos com trocas tão cedo. A estimativa é de que as próteses durem cerca de 10 anos.

    Dói ao colocar lente de contato dental?

    Se você foge de tratamentos odontológicos, inclusive dos estéticos, porque tem medo de dor, há uma boa notícia: o procedimento é indolor e não invasivo. Na prática, isso significa que você não sofre para realizar o tratamento e ainda sai com o sorriso perfeito em uma sessão.

    Não há necessidade de aplicação de anestesia, muito menos de desgaste do dente natural, o que simplifica o processo de aplicação e tranquiliza o paciente que tende a ter mais receio de ir ao dentista.

    Quanto custa lente de contato dental?

    O preço da lente de contato dental varia de acordo com paciente, material, quantidade de próteses, entre outros fatores. Portanto, não existe um valor único que seja válido para todos os pacientes.

    O ideal é que agende uma avaliação com um dentista, que analisará seu caso e fará o orçamento, indicando o custo total que terá com o tratamento.

    Um detalhe importante: pode ser que considere o custo total alto, mas tenha em mente que se trata de um investimento em você, em seu sorriso e sua autoestima. 

    Além disso, esse é um procedimento que entrega resultados de longo prazo. Tais características tornam o tratamento odontológico estético um excelente investimento!

    Tudo sobre lentes de contato dentais!

    Tudo sobre lentes de contato dentais!

    Confira nossa série “Desvendando a Odontologia Estética”, com o renomado dentista Dr. Rogério Marcondes.

    Lente de contato dental Curitiba

    Colocação de lente de contato dental e odontologia estética Curitiba é com a Dental Esthetic Center, clínica comandada pelo doutor Rogério Marcondes, que atua há vários anos na área de odontologia estética, tendo experiência como professor e palestrante internacional.

    A Dental Esthetic Center é uma clínica moderna, pioneira no uso de tecnologias que garantem a melhor experiência ao paciente e o melhor resultado nos tratamentos.

    Além do tratamento de lente de contato dental, também disponibilizamos outros procedimentos odontológicos estéticos, como o clareamento de dentes, facetas de porcelana e o plano sorriso perfeito.

    No plano sorriso perfeito, você recebe, em uma única consulta, o diagnóstico e planejamento completo para ter um sorriso uniforme, harmônico e bonito.

    Aproveite para agendar uma avaliação para fazer lentes de contato dentais ou qualquer outro procedimento odontológico estético e tenha o sorriso que você sempre sonhou, retomando sua autoestima!

    Agende uma consulta

      Envie seus dados que entraremos em contato o mais breve possível



      Antes e Depois

      Antes e Depois

      Na Dental Esthetic Center os pacientes contam com toda estrutura de odontologia digital de alta performance, o que proporciona resultados acima da média nos tratamentos.

      A clínica possui equipamentos de última geração manipulados por profissionais em constante capacitação e aprimoramento.

      Nesta página você pode conferir alguns das centenas de casos atendidos pelo Dr. Rogério Marcondes e sua equipe.

      Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.