Clareamento Dental Curitiba

O que é o clareamento dental?

O clareamento dental é um tratamento odontológico estético que tem como proposta o branqueamento dos dentes, de maneira a garantir um sorriso mais bonito e brilhante.

Essencialmente, há dois tipos de clareamento dental: o que é realizado em casa e o que é feito em consultório. Ambos são altamente eficazes e tornam os dentes mais brancos e belos.

No caso do tratamento doméstico, o paciente recebe orientação do dentista para aplicar um gel oxidante sobre o dente e realizar o clareamento em casa. O processo de branqueamento, neste caso, é um pouco mais lento, porém efetivo.

Já o clareamento feito no consultório é mais rápido, podendo notar resultados já na primeira sessão. O dentista realiza, entre outros procedimentos, o emprego de luz laser para branquear os dentes.

Ambas as opções são seguras para a saúde e os materiais utilizados durante o tratamento não alteram a estrutura dos dentes, ou seja, eles não ficarão enfraquecidos.

Por que fazer clareamento dental?

O clareamento dental é um procedimento perfeito para garantir um sorriso muito mais bonito e brilhante, o que ajudará a recobrar a autoestima e segurança em si mesmo, dando mais confiança para se relacionar pessoal e profissionalmente.

Esse tipo de tratamento estético odontológico auxilia o paciente a se livrar de problemas como:

– Manchas provocadas por alimentos, bebidas e fumo;

– Descolorações e tonalidade amarelada sobre os dentes.

Um detalhe importante: para obter um melhor resultado e garantir a saúde bucal, o clareamento dental deve ser feito com o acompanhamento de um dentista, por isso, não abra mão de consultar um profissional.

Como é feito o clareamento dental?

O clareamento dental é um tratamento simples de ser realizado. Quando o dentista indica a opção doméstica, o paciente deve aplicar um gel oxidante sobre os dentes, fazendo uso diário do material. Em geral, o clareamento feito em casa dura de sete a dez dias, podendo variar de acordo com o caso, grau de escurecimento e com quanto o paciente deseja clarear os dentes.

Já o clareamento realizado em consultório é feito com o isolamento dos dentes para proteger a gengiva. Em seguida, aplica-se um agente oxidante de alta concentração em gel, utilizando o banho de laser sobre os dentes.

Quem pode fazer o clareamento dental?

O procedimento estético pode ser realizado por qualquer pessoa, sendo que só há contraindicação para gestantes e lactantes. Embora não haja uma idade mínima para o tratamento, o clareamento dental geralmente é indicado para pessoas a partir dos 16 anos. Qualquer dúvida sobre o procedimento de branqueamento, consulte um dentista.

Cuidados necessários ao fazer clareamento dental

Para manter seus dentes sempre branquinhos, seja durante ou após o tratamento de clareamento, é recomendável que você siga as dicas a seguir:

– Cigarro: Preferencialmente, interromper completamente o consumo de cigarros. Eles só fazem mal a saúde e para a beleza dos seus dentes.

– Pigmentação: Alimentos que possuem muita pigmentação mancham os dentes com o consumo excessivo. Evite o consumo destes pelo tempo de duração do tratamento e além.
Alguns alimentos a serem evitados por sua pigmentação são: café, chá, açaí, beterraba, vinho tinto, catchup e suco de uva.

– Acidez: Alimentos muito ácidos também mancham os dentes, deixando a boca ácida e suscetível à ação dos pigmentos, e devem ser evitados totalmente durante o tratamento e, se possível, evitados por algum tempo após o termino do mesmo. Alguns alimentos a serem evitados são: suco de limão, suco de laranja,kiwi, abacaxi e bebidas alcoólicas.

– Enxágue bucal: sempre que consumir algum destes alimentos, enxague sua boca com água por alguns instantes e não se esqueça de escovar os dentes até 10 minutos após cada refeição.