Blog
Pessoas sorrindo
5 de abril de 2021
Compartilhe:

PRÓTESE SOBRE IMPLANTE: O QUE É E QUANDO É INDICADA?

O título parece nebuloso a primeira leitura, mas calma que este artigo veio para esclarecer e lhe afastar de argumentos sem fundamentos.

Em significado de cada palavra no dicionário encontramos as seguintes respostas:

Prótese: dispositivo implantado no corpo para suprir a falta de um órgão ausente ou para restaurar uma função comprometida.

Implante: material retirado do próprio indivíduo, de outrem ou artificialmente elaborado que é inserido ou enxertado em uma estrutura orgânica, de modo a fazer parte integrante dela

Então na dedução dos resultados das palavras, compreendemos que Prótese sobre implantes, nada mais é que, algo construído para inserir em parte que falta. Aqui falamos em especial da saúde bucal e o foco são as próteses para implantes dentários.

 

O QUE É PROTÉSE DENTÁRIA SOBRE IMPLANTES?

Prótese dentária sobre implantes trata-se de um procedimento na medicina odontológica que visa estabelecer a correção e implementação de dentes ausentes, sejam eles perdidos durante a vida ou acidentes. E aqui independe da quantidade, pode ser 1 ou 2 como toda a dentição.

A dúvida da questão é, qual a diferença entre implante e prótese sobre implante?

Os implantes dentários são estruturas de metal ou material resistente inseridas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva (geralmente de titânio) com o objetivo de realizar a substituição das raízes dos dentes.

Com as raízes trabalhadas de forma correta, permite ao dentista realizar o procedimento com tranqüilidade sobre a substituição e inserção de novos dentes.

 

Então, o que é prótese sobre implante?

A prótese sobre implante, é justamente os dentes artificiais que serão colocados no implante, que por serem integrados no osso esses novos dentes oferecem suporte estável, que não escorregarão e nem mudarão de posição na boca, trazendo desta forma estabilidade e o benefício na mastigação e na fala, ao contrário da dentadura.

Para esses procedimentos, informamos as indicações utilizadas de próteses sobre implantes:

Implantes Ósseo Integrado: É executado diretamente no osso maxilar, são implantados por procedimentos cirúrgico. Existe o período de osseointegração (integração ao osso) que tem um prazo de 4 a 6 meses, isso dependendo da região que receber o implante. O profissional substitui a raiz do dente, inserindo o pino de titânio e assim posteriormente confeccionando um dente de porcelana. Este método é o mais indicado para quem perdeu poucos dentes.

Implantes com Ósseo Protocolo: Quando grande parte dos dentes esta comprometida, este é o melhor método! Nele são necessários de 4 a 8 implantes para ser o suporte da prótese de resina, este modelo de prótese é parafusada e retirada apenas pelo seu dentista. O resultado é uma excelente opção para quem foge da dentadura, além da beleza estética do trabalho gera segurança na mastigação, por ser prótese fixa.

Implantes com Prótese Overdenture: Por ser confeccionada em resina e exigir menos implantes, de 2 a 6 dentes em média, e também por ser uma prótese totalmente removível, este método traz a principal vantagem que é o preço. Esta prótese é como uma dentadura fixa, com o grande diferencial no encaixe em uma barra que conecta os pinos a prótese. Facilita na higienização por ser removível e oferece segurança nas refeições.

 

MANUTENÇÃO DE PRÓTESES SOBRE IMPLANTES

Como é um procedimento cirúrgico, a manutenção de próteses sobre implantes requer cuidados e disciplina para garantir a cicatrização correta e evitar a perda óssea. Neste ponto a manutenção de prótese sobre implante e a higienização complementam o sucesso neste processo. Para isso acontecer, exige algumas mudanças de hábitos e acompanhamento com o dentista. Nada muito radical, apenas cuidados.

No primeiro ano o cuidado é realizado com um protocolo definido pelo dentista, que a cada 6 meses o paciente retorne ao consultório. Após o segundo ano, essa consulta acontece anualmente.

Para os pacientes que perderam os dentes, pois acabaram tendo dificuldades na manutenção bucal, o retorno é realizado a cada 4 meses para que o dentista acompanhe de perto a situação, mesmo após a colocação dos implantes pois a limpeza precisa ser feita de maneira adequada.

Outro procedimento fundamental, como análise de comparação entre antes e depois da instalação dos implantes (de 6 meses há 1 ano) é a radiografia, nela o profissional descobre se houve perda óssea e se esta tudo correto, com a estrutura ao redor dos implantes.

 

HIGIENIZAÇÃO DE PRÓTESES SOBRE IMPLANTES

Um cuidado bastante importante que parece simples, mas algo que prejudica muito e por isso há grande necessidade de mudança de habito na higienização de próteses sobre implantes, é parar de abrir objetos com a boca ou roer unhas, pois o resultado deste hábito implica no desgaste e trinca da estrutura de porcelana das próteses e assim precisando fazer a substituição da peça.

É importante ressaltar aqui, que muitas pessoas acreditam que por ser um dente artificial, não precisa de cuidado na higiene bucal, e aqui esta o grande erro, pois a falta de zelo na higiene da boca pode existir acúmulo de tártaro na prótese e infecção na gengiva, comprometendo assim toda a excussão da cirurgia. Para evitar esse transtorno, faça a higiene bucal com escovas de cerdas macias, creme e fio dental, para que a boca fique saudável e completamente limpa.

Para os fumantes é necessário deixar uma ressalva, pois a nicotina e outras substâncias agravam na cicatrização óssea, deixando o paciente propenso a sofrer infecções. Por isso em fumantes a perda do implante dentário é muito maior, então desta forma o comprometimento precisa estar à altura.

Você ficará com toda certeza, com um sorriso saudável, bonito e funcional, é somente ter comprometimento consigo mesmo em relação a disciplina e seguir todas as recomendações do dentista.

 

PRÓTESE SOBRE IMPLANTES EM CURITIBA

A necessidade do cuidado da saúde bucal é tão importante quanto qualquer outra parte do corpo. É na gengiva, é na forma correta de mastigação, é na estética do sorriso, e por isso a prótese sobre implantes são tão necessárias exclusivamente para pacientes que passaram por perda dos dentes.

Para realizar este procedimento de prótese sobre implante em Curitiba a clínica odontológica Dental Esthetic Center, conta com excelentes profissionais da odontologia para auxiliar e solucionar todas as suas dúvidas e assim da melhor forma realizar os procedimentos corretos. Entre em contato conosco e faça sua primeira avaliação.

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.