Blog
Imagem de uma mulher segurando uma lente de contato dental
2 de março de 2022
Compartilhe:

Lente de contato dental precisa de manutenção?

A lente de contato dental é um dos tratamentos de odontologia estética mais em alta no momento. O motivo é simples: o procedimento entrega excelentes resultados em pouco tempo, deixando o sorriso perfeito.

Quem decide investir nesse tratamento odontológico sempre se pergunta se a lente de contato dental manutenção é obrigatória. A seguir, esclarecemos se é preciso realizá-la. Confira!

Imagem de uma mulher segurando uma lente de contato dental

Durabilidade da lente de contato dental

Estima-se que as lentes de contato dentais tenham durabilidade mínima de 10 anos e máxima de 20 anos. Quanto melhor for o cuidado do paciente, mais tempo o material permanece em ótimo estado.

 

Manutenção das lentes de contato dentais

Ao conhecer a durabilidade das lentes de contato dentais, muitos pacientes pensam que esses materiais não precisam de manutenção, já que são resistentes. É justamente aí que está o erro.

É preciso consultar regularmente o dentista para garantir que as lâminas estejam sempre em perfeitas condições, sem chance de deslocamento ou qualquer problema que possa comprometer o sorriso ou saúde bucal.

Portanto, o que se faz são consultas de manutenção. Inicialmente, o intervalo de visita ao dentista é menor. Depois, é possível realizar as consultas a cada seis meses ou um ano, sempre de acordo com a orientação do profissional.

Durante essas consultas, o dentista avalia a integridade das lentes, bem como se há acúmulo de tártaro nas margens das lâminas e infiltrações, eliminando esses problemas para evitar o comprometimento da saúde bucal, do material e do sorriso.

 

O que acontece quando a manutenção não é feita?

A ausência de manutenção pode trazer desde prejuízos estéticos até danos à saúde bucal. No que se refere ao visual do sorriso, as lentes de contato dentais podem se descolar ou perder seu brilho. Já sobre a saúde bucal, a falta de manutenção pode gerar problemas como acúmulo de placa bacteriana e infiltrações cariosas.

A lente de contato dental é um dos tratamentos de odontologia estética mais em alta no momento. O motivo é simples: o procedimento entrega excelentes resultados em pouco tempo, deixando o sorriso perfeito de maneira indolor.

Quem decide investir nesse tratamento odontológico sempre se pergunta se a lente de contato dental manutenção é obrigatória. A seguir, esclarecemos se é preciso realizá-la. Confira!

 

O que é lente de contato dental?

É um procedimento odontológico estético que possibilita embelezar seu sorriso. A lente de contato dental é uma prótese que é aplicada sobre o dente natural do paciente. Essa prótese normalmente é confeccionada em porcelana e é feita sob medida.

Uma das principais características da lente de contato dental é sua naturalidade! Ela é superfina, o que entrega um resultado mais natural, garantindo um sorriso bonito e encantador.

Além disso, essas próteses se destacam por serem super-resistentes e por durarem anos, principalmente quando se segue à risca os cuidados indicados pelo dentista.

 

Quais problemas a lente de contato dental corrige?

As lentes de contato dental são indicadas para corrigir problemas pontuais normalmente associados à estética e ao sorriso. É possível utilizá-las em casos de:

  • Correção de tonalidade amarelada e manchas nos dentes naturais. Neste caso, as próteses igualam a cor, tornando-a uniforme;
  • Correção de dentes desgastados, fraturados e lascados, bem como de diastema (espaço entre os dentes. É mais comum na parte frontal da boca).

Esses casos de indicação da lente de contato dental são os mais comuns, mas somente um dentista saberá indicar com precisão a melhor alternativa de tratamento para o seu caso. Portanto, não deixe de consultar um profissional!

Imagem de uma mulher sorrindo

Durabilidade da lente de contato dental

Uma das dúvidas mais comuns envolvendo esse tratamento é quanto tempo as próteses podem durar. Estima-se que as lentes de contato dentais tenham durabilidade mínima de 10 anos e máxima de 20 anos.

A vida útil das próteses dependerá da qualidade do material e dos cuidados com as lentes de contato dentais que o paciente adota no dia a dia. Quanto melhor for o cuidado do paciente, mais tempo o material permanece em ótimo estado.

 

Manutenção das lentes de contato dentais é obrigatória?

Ao conhecer a durabilidade das lentes de contato dentais, muitos pacientes pensam que esses materiais não precisam de manutenção, já que são resistentes. É justamente aí que está o erro.

É preciso consultar regularmente o dentista para garantir que as lâminas estejam sempre em perfeitas condições, sem chance de deslocamento ou qualquer problema que possa comprometer o sorriso ou saúde bucal.

Portanto, o que se faz são consultas de manutenção de lentes de contato. Inicialmente, o intervalo de visita ao dentista é menor. Depois, é possível realizar as consultas a cada seis meses ou um ano, sempre de acordo com a orientação do profissional.

Durante essas consultas, o dentista avalia a integridade das lentes, bem como se há acúmulo de tártaro nas margens das lâminas e infiltrações, eliminando esses problemas para evitar o comprometimento da saúde bucal, do material e do sorriso.

 

O que acontece quando a manutenção não é feita?

A ausência de manutenção pode trazer desde prejuízos estéticos até danos à saúde bucal do paciente. No que se refere ao visual do sorriso, as lentes de contato dentais podem se descolar ou perder seu brilho.

Já sobre a saúde bucal do paciente, a falta de manutenção das lentes de contato dentais pode gerar problemas como acúmulo de placa bacteriana e infiltrações cariosas. Em situações assim, o tratamento pode ser mais complexo e caro.

Portanto, a manutenção é essencial para manter seus dentes naturais e próteses em perfeito estado, garantindo um sorriso bonito por muito mais tempo. Não deixe de fazê-la!

 

– Leia também:
>>> 5 segredos para ter um sorriso igual ao dos artistas!

 

Cuidados com a lente de contato dental

Quando o paciente faz o tratamento de lente de contato dental, o dentista passa uma série de cuidados que devem ser seguidos fielmente para manter a prótese em ótimas condições.

Mas, quais são esses cuidados? A seguir, listamos os principais! Confira e saiba o que fazer para preservar suas lentes de contato e manter seu sorriso perfeito:

 

1. Consulte seu dentista regularmente

Já falamos aqui sobre a importância de consultar seu dentista regularmente, mas não custa nada reforçar essa dica de cuidado, afinal, ela é uma das principais.

Durante a consulta, o dentista verifica o estado das lentes, se há infiltrações por caries, descolamentos, quebras, entre outros problemas que são mais comuns. Ao identificá-los, é possível fazer a correção o quanto antes, evitando o agravamento do caso.

 

2. Faça escovações após refeições

É essencial ter um cuidado dobrado com a higiene da boca ao colocar as lentes de contato dental. Indica-se fazer escovações após cada refeição, o que possibilitará remover resquícios de corantes naturais e artificiais de alimentos que se depositaram nas próteses. Dessa forma, reduz-se o risco de que as lentes fiquem manchadas.

Complemente a escovação com o uso de fio dental e de enxaguante bucal incolor e sem álcool. Dê preferência para produtos indicados por seu dentista e siga as orientações do profissional sobre a higienização.

 

3. Trate o bruxismo

O bruxismo é uma condição em que o paciente aperta, range e serra os dentes em excesso durante o dia e noite. Mas, é mais intenso durante o sono, quando o paciente não tem controle sobre esses atos.

Pode provocar problemas específicos, como desgastes e quebras de dentes naturais e de lentes de contato dentais. Além disso, o bruxismo pode causar dor de cabeça, nos dentes e no maxilar.

O tratamento é fundamental para que o paciente tenha melhor qualidade de vida e preserve dentes naturais, bem como eventuais próteses como as lentes de contato dentais.

Ele costuma ser realizado com o uso de uma placa feita sob medida que amortece a pressão entre os dentes. Outra possibilidade de tratamento é com a aplicação de toxina botulínica, o famoso Botox, que paralisa temporariamente a musculatura da região e reduz a pressão aplicada sobre os dentes.

 

4. Não mastigue objetos, unhas e alimentos muito duros

O hábito de mastigar objetos e unhas é altamente prejudicial quando se fala na preservação da lente de contato dental. Isso se deve ao fato de aumentar o risco de deslocamentos, descolamentos e fraturas nas próteses.

Também há esse risco ao comer alimentos muito duros, por isso, recomenda-se reduzir seu consumo. Dessa forma, conseguirá minimizar a possibilidade de danos às próteses, preservando a beleza de seu sorriso por muito mais tempo.

 

5. Evite o consumo frequente de bebidas e alimentos com corantes

Se possível, evite o consumo frequente de bebidas e alimentos com corantes naturais e artificiais mais intensos. Essa recomendação é feita porque as lentes são suscetíveis a mudanças de cor. Caso consuma corantes de maneira frequente, há uma maior chance de manchar as próteses.

A orientação geral é que reduza o consumo. Quando o fizer, escove os dentes em seguida, para evitar que pigmentos dos alimentos ou bebidas se depositem na superfície da prótese e provoquem manchas.

A imagem mostra uma pessoa a qual faz manutenção de sua lente dental.

Colocar lente de contato dental dói?

Não, trata-se de um procedimento indolor porque não é invasivo. Em alguns casos o dentista pode fazer um sutil desgaste dos dentes naturais do paciente, o que pode provocar um pequeno incômodo, apenas.

 

Onde colocar lente de contato dental em Curitiba

Está em busca de um consultório para colocar lente de contato dental em Curitiba? A Dental Esthetic Center é referência em tratamentos odontológicos estéticos na região!

Além das lentes, a clínica também está preparada para atender o paciente e realizar outros tratamentos odontológicos, como o de ortodontia estética, que tem como foco a correção de anomalias relativas à posição dos dentes. Na ortodontia estética, o uso de aparelhos para alinhamento dos dentes é muito comum!

Na Dental Esthetic Center você também pode fazer tratamentos como facetas de porcelana, restauração dentária invisível, recontorno estético, clareamento dental, implantes dentários, entre outros.

Aproveite para agendar uma consulta e cuide de sua saúde bucal com especialistas!


– Leia também:
>>> 8 Coisas que Você Deveria Saber sobre Lentes de Contato Dental

>>> Odontologia estética: como escolher a melhor clínica para seu sorriso?

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.