VOCÊ ESTÁ EM: HOME » Gengiva retraída: o que é? Quais as causas? Como resolver?
Blog
15 de junho de 2017
Compartilhe:
Gengiva retraída: o que é? Quais as causas? Como resolver?
Se o sorriso gengival é um problema, a gengiva retraída também o é: quando o tecido se retrai, a raiz dos dentes fica exposta, o que causa, entre outras coisas, a desarmonia do sorriso.
Contudo, neste caso, as consequências não são apenas estéticas: a condição pode comprometer a saúde bucal. Alguns dos outros sintomas da retração gengival são sensibilidade e mau hálito.
Além disso, pessoas com gengiva retraída são mais propícias a desenvolver inflamação na gengiva (periodontite). A doença é séria: quando não é tratada, pode causar perda dentária.
Saiba mais sobre a gengiva retraída, suas causas e formas de tratamento!
O que causa a gengiva retraída?
Não há uma única causa para a gengiva retraída. Sabe-se, porém, que a condição tem um importante fator genético: em algumas pessoas, o tecido gengival é pouco, muito fino, ou, simplesmente, insuficiente. Caso os seus pais tenham o problema, você tem boas chances de apresentá-lo também.
A retração gengival, além de prejudicar a estética do sorriso, pode causar problemas de saúde bucal.
Se for seu caso, não há o que fazer. Ainda assim, é bom tomar os cuidado com os fatores abaixo:
Dentição mal posicionada
Dentes em posições incorretas também podem fazer com que a gengiva se retraia. Isto faz com que haja uma força excessiva sobre eles, o que pode causar a retração gengival. Para evitar o problema, invista no aparelho ortodônticoo quanto antes: dentes na posição correta não sofrem pressão excessiva.
Trauma durante a escovação
Por fim, escovar os dentes com mais força que o necessário lesiona a gengiva e faz com que ela se retraia. Evitar este problema é simples: evite escovas macias demais. As escovas duras fazem com que você exerça menos pressão sobre os dentes – exatamente a pressão necessária para a limpeza.
Má higienização
A falta de escovação e o não uso do fio dental também são fatores de risco para a gengiva retraída.
Isto acontece pois a má higienização causa a formação de placa bacteriana nos dentes. Consequentemente, a gengiva se retrai.
Há cura para a gengiva retraída?
A cirurgia na gengiva soluciona os problemas estéticos relacionados à gengiva retraída.
Quando a gengiva começa a se retrair, não há o que fazer: a retração gengival é um processo irreversível. Contudo, um dentista pode te indicar hábitos e tratamentos que retardam o desenvolvimento do problema.
A cirurgia na gengiva é um destes procedimentos. Caso você sofra de sensibilidade ou o aspecto estético da gengiva retraída seja esteticamente incômodo, você pode ser um candidato a este tratamento.
O procedimento pode ser realizado de duas formas: o paciente pode receber um enxerto gengival ou a gengiva existente pode ser reposicionada, de modo que cubra apropriadamente a raiz dos dentes.
Em casos mais severos, nos quais houve perda óssea, pode ser necessário que o dentista realize um enxerto ósseo para compensá-la. Nestas situações, o enxerto é essencial para o sucesso da cirurgia na gengiva.
Contudo, como a gengiva retraída é um processo irreversível, após algum tempo pode ser necessário um novo procedimento. Mas, mesmo assim, vale a pena investir na cirurgia na gengiva: seus resultados durarão alguns anos!
Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.