Blog
Sorriso e dentes brancos
10 de fevereiro de 2021
Compartilhe:

Facetas ou lentes de contato dentais. Qual escolher?

As facetas e lentes de contato dental se popularizam nos últimos anos, principalmente quando famosos passaram a investir em um deles para conquistar um sorriso perfeito.

Curiosamente, ambos são tratamentos odontológicos estéticos feitos com laminados cerâmicos, entregando um resultado natural, com tom e formato uniforme dos dentes.

Quer investir num desses tratamentos, mas não sabe qual escolher? Então, continue a leitura e confira informações essenciais sobre essas opções e quando são escolhas perfeitas.

 

Quando escolher a faceta ou lente de contato dental?

Embora a finalidade das facetas dentais e das lentes de contato dentais seja a mesma (corrigir o sorriso), existem situações em que esses tratamentos são mais indicados. Veja, a seguir, quais são:

 

Indicação de tratamento

As indicações de tratamento da faceta e da lente de contato dental são as mesmas, ou seja, para correção de cor e formato dos dentes, garantindo maior uniformidade.

De modo geral, a lente de contato é perfeita para fechamento de espaços entre dentes (diastemas, por exemplo), pequenas correções, dentes tortos e mal posicionados, readequação estética de comprimento e contorno.

Já a faceta oferece a possibilidade de correção de problemas severos, como dentes muito escurecidos por falha em canal, além de dentes muito tortos, proporcionando uma redefinição profunda.

 

Desgaste dos dentes naturais

As facetas necessitam de desgaste do dente natural para aplicação e efetiva correção da cor e da forma. As lentes para dentes, por sua vez, não demandam o desgaste.

Cabe ao dentista analisar o caso do paciente para identificar se o desgaste é necessário. Se for, indicará a faceta. Atualmente, o tratamento mais utilizado é a lente, justamente para evitar o desgaste dos dentes naturais.

 

Espessura

Outro ponto importante é a espessura da prótese. Comumente, os pacientes pedem que seja finíssima. Se isso for possível, a lente de contato dental é a mais indicada, porque sua espessura é menor do que a da faceta.

No entanto, esse é um detalhe que depende muito do paciente, porque casos mais difíceis de serem tratados demandam uma espessura maior.

De qualquer forma, o trabalho sempre é realizado para que a espessura seja imperceptível, garantindo a naturalidade dos dentes e sorriso.

 

Riscos

A técnica de lente de contato dental é considerada mais segura, porque não exige o desgaste do dente natural. No entanto, isso não significa que a faceta dental é um procedimento que coloca em risco sua saúde bucal.

Atualmente, a técnica de aplicação de facetas utiliza dispositivos modernos e segue procedimentos rigorosos que aumentam sua segurança, tanto que o risco é mínimo. Quando há problemas, normalmente é por erro de seleção do dentista.

Logo, é importante sempre escolher um profissional capacitado para realizar o tratamento odontológico estético, independente de qual seja.

 

Consulte um dentista

Ainda está em dúvida de qual tratamento odontológico estético escolher? Consulte um dentista e sempre faça tais procedimentos com um profissional, para garantir a qualidade do trabalho.

O dentista analisará seu caso e indicará a alternativa que melhor supre suas necessidades, se as facetas de porcelana ou lentes de contato dentais, além de cuidar da sua saúde bucal como um todo!

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.