Blog
Imagem de um sorriso feminino com metade dos dentes amarelados e a outra metade branco
24 de maio de 2022
Compartilhe:

Clareamento dental: fazê-lo antes ou depois de outros tratamentos?

Conquistar um sorriso perfeito e reluzente é o sonho de muita gente. Não é para menos: ter dentes bonitos faz bem para a autoestima e causa impactos positivos em relacionamentos sociais e, até mesmo, profissionais.

Portanto, não é de se estranhar que um dos tratamentos mais realizados no consultório odontológico seja o clareamento dental. Muitos pacientes, inclusive, chegam ao dentista interessados em fazer apenas esse procedimento.

Imagem de um sorriso feminino com metade dos dentes amarelados e a outra metade branco

Caso você vá realizar mais tratamentos, deve seguir uma ordem específica para evitar que o clareamento cause manchas nos dentes.

No entanto, isto nem sempre isso é possível: ocasionalmente, quando o paciente chega à clínica odontológica, o profissional identifica a necessidade de realizar outros tratamentos. É neste momento que surge a dúvida sobre o melhor momento para fazer o clareamento dental, se é antes ou depois destes procedimentos.

A resposta depende muito dos tratamentos pelos quais o paciente precisa passar. Em alguns casos, o clareamento dental pode vir primeiro, mas, em outros, somente depois. É imprescindível seguir a orientação do dentista para evitar as temidas manchas nos dentes!

Ainda está em dúvida? A Dental Esthetic Center te ajuda: confira, caso a caso, qual o melhor momento para realizar seu sonhado clareamento dental e conheça detalhes sobre esse tratamento odontológico estético!

 

O que é clareamento dental?

É um tratamento odontológico estético que tem como finalidade remover o tom amarelado dos dentes, bem como eventuais manchas que se formaram na superfície dos dentes ao longo dos anos.

 

Tipos de clareamento dental

Existem diferentes tipos de clareamento dental e conhecê-los pode lhe ajudar a escolher a melhor opção de acordo com seu perfil. A seguir, apresentamos quais são as alternativas disponíveis:

 

 

Clareamento dental caseiro

Tipo também conhecido como clareamento dental com moldeira, essa modalidade é feita em casa, com moldeira de silicone e gel clareador de peróxido de carbamida ou hidrogênio.

Seu funcionamento é simples: basta aplicar o gel na moldeira e colocá-la nos dentes pelo período recomendado pelo dentista. Trata-se de um clareamento dental com preço mais acessível, mas que demora cerca de três semanas para entregar resultados. 

Por isso, costuma ser mais indicado para quem busca uma alternativa com preço baixo e quem não tem pressa em ver os resultados de clareamento.

 

Clareamento dental em consultório

Neste caso, o próprio dentista aplica o gel clareador após isolar a área da gengiva para evitar machucados. A diferença é que o gel utilizado em consultório tem uma maior concentração, o que acelera os resultados, sendo possível notá-los em três ou quatro sessões.

Seu funcionamento é simples: o dentista aplica o produto para proteger a gengiva, passa o gel clareador e deixa que aja durante alguns minutos, dependendo a concentração. Depois, retira os produtos.

 

Clareamento dental a laser

O clareamento dental a laser também é realizado em consultório e de forma semelhante à que citamos acima, mas com um diferencial: faz-se o uso de laser.

Afinal, como funciona o clareamento dental a laser? Neste caso, o laser tem um papel essencial, o de acelerar o clareamento dos dentes. Ele agiliza a quebra de moléculas de pigmentos presentes nos dentes naturais.

Por isso, dá para notar resultados de clareamento com poucas sessões e tal alternativa é a mais indicada para quem tem pressa em ver resultados ou quer ter maior praticidade na realização do tratamento.

Imagem de uma mulher fazendo clareamento dental com ultravioleta

Clareamento dental com luz ultravioleta

Trata-se de uma alternativa semelhante ao clareamento a laser, só que feito com luz ultravioleta. Tem como diferencial a possibilidade de reduzir a sensibilidade dos dentes naturais após a realização do procedimento.

 

Clareamento dental: fazer antes ou após outros tratamentos?

Nem sempre o paciente pode fazer o clareamento dental após a consulta inicial com o dentista. Há casos em que se faz necessário realizar outros tratamentos para garantir um bom resultado e a saúde bucal. Veja, a seguir, como funciona em cada caso:

 

Aparelho ortodôntico

Se precisar realizar um tratamento ortodôntico, o clareamento dental é feito sempre depois da retirada do aparelho ortodôntico. Não é recomendado realizá-lo antes o depois do tratamento, pois o risco de que os dentes manchem é muito alto – seja por conta da alimentação ou devido ao próprio aparelho, que, além disso, dificultará o processo.

 

Lente de contato dental

Trata-se de uma prótese muito fina, geralmente feita com porcelana, para mudar o formato ou tamanho do dente natural. Se a lente de contato dental for usada em somente alguns dentes, o clareamento deve ser feito antes da colocação, para garantir a uniformidade da cor.

 

– Leia também:
>>> 8 Coisas que Você Deveria Saber sobre Lentes de Contato Dental

 

Implante dentário

O correto é realizar o clareamento dental antes da colocação do implante dentário e esperar duas semanas para que a cor se estabilize. Assim, será possível a fabricação de uma prótese da mesma tonalidade dos seus dentes naturais, evitando um sorriso manchado.

 

Restaurações com resina e coroa

O correto é clarear os dentes antes, estas restaurações não podem mudar de cor. Consequentemente, se a ordem dos tratamentos for invertida, seu sorriso pode ficar manchado.

Neste caso, após fazer o clareamento, há uma pausa de até duas semanas e só aí as restaurações são realizadas. Há esse intervalo para garantir a melhor aderência da restauração, evitando que ela caia.

Vale lembrar que essas são as recomendações gerais, mas somente um dentista pode analisar seu caso e indicar como proceder para se ter o melhor resultado. Não abra mão de seguir as orientações do profissional!

 

Quanto tempo dura o clareamento dental?

Quer fazer o procedimento, mas está em dúvida sobre quanto tempo dura o clareamento dental? Na realidade, não há um prazo único que se aplica a todos os pacientes, pois depende muito dos cuidados que se tem após o tratamento.

Mas, de maneira geral, o clareamento dental costuma ter durabilidade de dois a três anos. Depois disso, deve-se fazer um retoque para manter o resultado sem cor amarelada ou manchas.

Vale reforçar que esse prazo varia de acordo com diversos fatores. É importante que o paciente siga todas as orientações do dentista para manter os resultados de clareamento, o que envolve evitar o consumo de alimentos com corantes naturais e artificiais logo após o procedimento.

Também há a indicação de redução do consumo de alimentos e bebidas com corante. Se o fizer, é melhor que escove os dentes imediatamente após a ingestão, para evitar o acúmulo de pigmentos na superfície dos dentes.

Além disso, recomenda-se que escove os dentes após cada refeição, bem como que visite seu dentista regularmente. Assim, será possível verificar se está tudo bem com sua saúde bucal e se há necessidade de refazer o procedimento.

 

Clareamento dental dói?

Há quem não esteja satisfeito com a cor e manchas nos dentes, mas tem medo de fazer o procedimento, pois não sabe se clareamento dental dói.

O tratamento em si não causa dor, mas pode ser que o paciente sinta desconforto ou sensibilidade nos dentes durante a realização ou após o procedimento.

Isso ocorre por conta da alta concentração do gel clareador. Quanto maior for, mais chance de sentir esse desconforto ou sensibilidade. Se identificá-los durante o procedimento, comunique ao dentista para saber se é normal ou se se trata de algo mais complexo.

A sensibilidade pode continuar por alguns minutos após a realização do procedimento, mas depois passa e não se sente mais nada. Em caso de dúvida sobre dor e reações, converse com seu dentista.

 

Quanto custa um clareamento dental?

Saber quanto custa clareamento dental é uma das principais dúvidas de pacientes que têm interesse no procedimento. Não existe um preço fixo porque o valor pode variar de acordo com o número de sessões e tipo de clareamento.

Geralmente, o feito em casa costuma ter preço mais acessível do que o realizado em consultório e com aplicação de laser ou luz ultravioleta. Mas o caseiro demora mais para se ter resultados, enquanto as demais alternativas entregam resultados rapidamente.

É importante pesar os prós e contras de cada tipo de clareamento e escolher aquele que melhor atende suas expectativas e tem preço adequado ao seu orçamento. Consulte um dentista para saber exatamente quanto pagará no tratamento.

 

Onde fazer clareamento dental em Curitiba

Está em busca de uma clínica de odontologia em Curitiba para fazer clareamento dental? A Dental Esthetic Center tem uma estrutura completa para lhe atender, com tecnologia de ponta e especialistas em odontologia estética.

mulher sorrindo

Nosso foco é na qualidade do trabalho e na saúde bucal do paciente, sempre prestando um atendimento personalizado, de modo a garantir sua satisfação. Aproveite para agendar uma consulta e saiba detalhes sobre o tratamento!



– Leia também:
>>> Odontologia estética: como escolher a melhor clínica para seu sorriso?

>>> Ortodontia estética: gasto ou investimento?

 

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.