Prótese sobre Implante

O que é?

A prótese sobre implante é um procedimento que recupera dentes perdidos em qualquer quantidade: pode ser feito desde em pessoas que perderam apenas 1 ou 2 dentes até naquelas que sofreram perda total da dentição.

O tratamento é dividido em fases. Na primeira, o paciente recebe o implante propriamente dito (uma raiz artificial de um material resistente, como o titânio, que suportará a prótese). Na segunda, após cicatrização e integração do implante ao osso sob a gengiva, o paciente recebe a prótese, dente artificial que substituirá aquele que foi perdido.

As próteses podem ser removíveis ou fixas de acordo com o a situação e com o valor que o paciente está disposto a investir.

Por que fazer a prótese sobre implante?

A ausência de um dente pode não parecer grande coisa, mas pode causar grandes prejuízos à saúde bucal. O paciente se arrisca a desenvolver deficiências na mastigação e digestão, dificuldade na higienização, interferência na fala, perda óssea severa e, até mesmo, de outros dentes.

Muitas pessoas com ausência total dos dentes se voltam à dentadura, método menos invasivo, para substituí-los. Contudo, estes pacientes recuperam apenas 20% de seu poder de mastigação, enquanto o índice entre aqueles que optam pela prótese sobre implante é de até 85%. A taxa de sucesso de tratamento gira em torno de 98%.

A prótese sobre implante, além disso, não escorrega ou muda de posição dentro da boca, ao contrário da dentadura. Isto elimina o risco de situações vergonhosas em atividades corriqueiras como comer e conversar. Ao contrário do tratamento de pontes, não é necessário desgastar outros dentes.

Outra vantagem deste tratamento é que a recuperação e cuidados são relativamente simples. O paciente deve manter uma excelente higiene bucal, passando fio dental três vezes por dia e escovando sempre depois das refeições com o tipo de escova indicado pelo dentista. Em alguns casos o dentista aponta a necessidade de higienização complementar com antisséptico bucal potente.

Como é feito o tratamento?

O primeiro passo é se consultar com um dos melhores dentistas em Curitiba. O profissional avaliará a situação total da sua boca, pois alguns problemas devem ser corrigidos antes que o dentista inicie o tratamento de prótese sobre implante.

Caso o especialista veja que você está apto a passar pelo procedimento, ele o realizará em etapas. Primeiramente ele instala, por meio de cirurgia, uma raiz artificial de titânio em sua boca. Este é o implante propriamente dito: a prótese deve ser colocada alguns meses depois, pois o parafuso de sustentação deve se integrar à estrutura óssea do paciente. O intervalo entre os procedimentos varia de acordo com a região da boca que sofrerá a intervenção, mas geralmente é de alguns meses.

A prótese pode ser feita de resina ou de porcelana. Esta última é mais indicada por sua maior resistência e durabilidade: a resina amarela mais facilmente e precisa ser substituída com mais frequência.

Uma prótese sobre implante dura, em média, de 5 a 10 anos. Se for bem confeccionada, com materiais e instrumentos de qualidade, e se o paciente seguir à risca as instruções de manutenção e cuidados de seu dentista, pode durar mais.

O implante só precisa ser substituído caso se mova dentro da boca. Caso a prótese lasque o seu quebre, é possível repará-la assim como seria feito com um dente natural.

Quem pode fazer?

A prótese sobre implante é indicada para pessoas que passaram por perda de dentes. O paciente que recebe o implante deve estar em uma boa condição de saúde geral, pois o tratamento envolve procedimentos cirúrgicos.

Caso você esteja interessado em uma prótese sobre implante mas tenha problemas ósseos e/ou gengivais, procure a clínica odontológica em Curitiba Dental Esthetic Center para solucioná-los. Após sua resolução, você poderá realizar o tratamento normalmente.