Ortodontia Estética

O que é ortodontia estética?

A ortodontia estética é um ramo da odontologia dedicado à correção de anomalias relativas à posição dos dentes, trazendo benefícios especiais para o sorriso do paciente, inclusive melhorias para sua saúde bucal.

O tratamento ortodôntico estético tem como principal finalidade realizar o alinhamento dos dentes, o que ajuda a transformar o sorriso e deixá-lo mais bonito. Paralelamente, há uma melhora na mordida e corte de alimentos, de modo a aliviar dores na mandíbula.

Esse alinhamento promovido pela ortodontia estética é feito com o uso de um aparelho ortodôntico, que pode ser móvel ou fixo, dependendo do caso do paciente e valor disponível a ser investido.

Independentemente do aparelho ortodôntico utilizado, esse é um tipo de tratamento de longo prazo, podendo durar meses ou anos. O período de uso do aparelho varia de acordo com o paciente e todo o percurso deve sempre ser acompanhado por um profissional, para garantir um melhor resultado.

Por que fazer ortodontia estética?

O tratamento de ortodontia estética é aposta certeira para melhorar significativamente o sorriso do paciente, aumentando sua autoestima. Essa opção também é perfeita para corrigir diversos problemas bucais, tais como:

– Dentes apinhados, também conhecidos como encavalados, quando ocorre um problema de sobreposição, que costuma dificultar o processo diário de limpeza;

– Diastema, ou seja, dentes afastados, com lacunas / espaços entre eles;

– Problemas de mordida, que podem danificar os dentes, causar dores musculares, dificuldade para falar e mastigar alimentos, não somente os mais duros;

– Mandíbula desalinhada, que provoca sintomas como dores na face, pescoço, nuca, ouvido e cabeça.

Como é feita a ortodontia estética?

A ortodontia estética é realizada com o uso de aparelhos. Em um primeiro momento, o dentista recolhe informações sobre dentes, mordida e posicionamento de mandíbula, indicando o tipo de aparelho a ser utilizado.

São dois os tipos: os fixos, com braquetes e fio metálico, além dos móveis. Em ambos os casos o aparelhos atuam exercendo força sobre os dentes, movimentando-os, de forma a alinhá-los.

O período de uso do aparelho depende do caso do paciente. O correto é contar com a supervisão do dentista, voltando ao consultório periodicamente para análises e eventuais ajustes, sempre seguindo as recomendações do profissional para garantir sucesso no tratamento.

Quem pode fazer a ortodontia estética?

A ortodontia estética é indicada a partir dos oito anos de idade, depois da perda dos dentes de leite, e não há limite para o uso dos aparelhos, sendo que idosos também podem utilizá-los.

O tratamento deve ser feito somente em casos de alinhamento dental e correção de problemas de mordida, fala, respiração e na mandíbula, garantindo ganhos estéticos e de saúde bucal.

__________

3 Shape Trios 3 é a nova tecnologia trazida pelo Dr. Rogério Marcondes para Curitiba que facilita o trabalho de várias áreas da odontologia digital, pois com o scanner da Trishape é possível fazer um diagnóstico preciso com imagens digitalizadas 2D e 3D de toda a região intraoral do paciente, facilitando a identificação de problemas na arcada dentária, na fabricação de próteses e no planejamento digital do sorriso, além do compartilhamento e armazenamento digital que permite aos profissionais da área comparar arquivos e solucionar problemas com precisão. A Dental Esthetic Center é pioneira nessa tecnologia no Brasil, sendo o primeiro centro de referência do sul do país a contar com esse tipo de scanner, elevando a odontologia digital a um novo nível.  Marque agora mesmo uma avaliação ou tire suas dúvidas pelo nosso canal de comunicação. Aqui você encontra um tratamento odontológico de qualidade, moderno e preciso.