Lentes de Contato Dentais

O que são lentes de contato dentais?

Lente de contato dental é um tratamento estético odontológico que tem como proposta a melhoria da aparência dos dentes, garantindo um sorriso mais harmônico e com tom uniforme.

As lentes de contato dentais são próteses, geralmente fabricadas com porcelana, que são sobrepostas aos dentes naturais. Essas próteses se caracterizam por serem muito finas, com cerca de 0,2 milímetros, como uma lente de contato para os olhos.

Outra característica comum das próteses de porcelana das lentes de contato dentais é a resistência, pois não são facilmente danificadas. Justamente por isso, o material dura por bastante tempo.

Estima-se que a vida útil da prótese é de aproximadamente 10 anos, podendo ser menos ou mais, dependendo dos cuidados que o paciente adota no dia a dia. Quanto melhor for o cuidado, mais tempo as lentes durarão.

Curiosamente, esse é o único tratamento estético que não desgasta os dentes naturais, podendo voltar à sua forma original depois de removidas as lentes de contato.

Porque utilizar lentes de contato dentais?

As lentes de contato dentais são ótimos investimentos para melhorar a estética dos seus dentes, tornando-os mais bonitos e garantindo um sorriso mais belo, o que certamente melhorará sua autoestima e confiança.

Esse tratamento estético é um poderoso aliado principalmente para corrigir os seguintes casos:

– Descoloração da cor dos dentes, ajudando a igualar a tonalidade dos mesmos;

– Dentes fraturados, lascados ou desgastados, promovendo um sorriso mais uniforme;

– Lacunas entre os dentes, casos também conhecidos como diastema;

– Anomalias ou irregularidades da arcada dentária, tornando os dentes regulares;

– Revestimento de coroas ou obturações que tiverem sua tonalidade alterada com o passar do tempo.

Como é feita a instalação das lentes de contato dentais?

As próteses são feitas por especialistas, considerando a modelagem e demais informações indicadas pelo dentista. Quando prontas, o procedimento de instalação é bastante simples e, o melhor, sem sofrimentos.

O dentista limpa a superfície do dente natural, aplica um adesivo no local e fixa as lentes de contato sobre os dentes. Como o material das próteses é mais fino, não se faz necessário desgastar os dentes para realizar a instalação, de modo a preservar a estrutura natural.

Os cuidados pós-instalação são os mesmos que o de uma higiene bucal diária, somente tomando o cuidado de não consumir alimentos muito duros, para não danificar as próteses.

Quem pode utilizar lentes de contato dental?

As lentes de contato dentais são indicadas para adultos, pois já passaram da fase de crescimento e desenvolvimento facial. Crianças e adolescentes não devem realizar a instalação.

A colocação das próteses só é recomendada para adultos que estejam a com a saúde bucal em dia. Cáries, por exemplo, devem ser devidamente tratadas antes de investir nas lentes.

Tudo sobre Lentes de Contato Dentais!

Confira nossa série “Desvendando a Odontologia Estética”, com o renomado dentista Dr. Rogério Marcondes.

__________

3 Shape Trios 3 é a nova tecnologia trazida pelo Dr. Rogério Marcondes para Curitiba que facilita o trabalho de várias áreas da odontologia digital, pois com o scanner da Trishape é possível fazer um diagnóstico preciso com imagens digitalizadas 2D e 3D de toda a região intraoral do paciente, facilitando a identificação de problemas na arcada dentária, na fabricação de próteses e no planejamento digital do sorriso, além do compartilhamento e armazenamento digital que permite aos profissionais da área comparar arquivos e solucionar problemas com precisão. A Dental Esthetic Center é pioneira nessa tecnologia no Brasil, sendo o primeiro centro de referência do sul do país a contar com esse tipo de scanner, elevando a odontologia digital a um novo nível.  Marque agora mesmo uma avaliação ou tire suas dúvidas pelo nosso canal de comunicação. Aqui você encontra um tratamento odontológico de qualidade, moderno e preciso.