Implante Dentário em Áreas Estéticas

O que é?

O implante dentário, quando feito em regiões que ficam em evidência ao sorrir, é um procedimento delicado. O chamado implante dentário em áreas estéticas é feito nestas áreas: ele usa o implante como ferramenta para tornar o sorriso ainda mais harmônico.

Geralmente os dentistas se referem às áreas estéticas como os dentes anteriores (da frente), ou seja: de canino a canino. Dependendo da estrutura da boca do paciente, os pré-molares ou até mesmo os molares (que ficam no fundo da boca) podem se destacar no sorriso. Nestes casos, o implante dentário em áreas estéticas também se refere a estes locais.

Por que fazer?

Muitos pacientes optam pela prótese sobre implante para resolver o problema de perda de dentes, por ser uma opção mais vantajosa e duradoura que a dentadura ou as próteses móveis.

Contudo, alguns profissionais não realizam o trabalho da forma correta. Um erro comum é posicionar o implante muito para frente, comprometendo a harmonia do sorriso. Algumas consequências de erros no posicionamento do implante são a coloração alterada da gengiva e que, ao sorrir, seja possível ver o implante que sustenta a prótese.

O implante dentário em áreas estéticas é feito de forma mais delicada e meticulosa. Assim, o resultado é mais harmônico e natural, além de o procedimento ser diferenciado e mais abrangente.

Como é feito o implante dentário?

O procedimento é similar à prótese sobre implante. A diferença é que ele envolve a manipulação de mais tecidos: o dentista não apenas insere o implante, mas também manipula gengiva e até mesmo ossos para potencializar o resultado.

O implante é colocado em uma intervenção cirúrgica após um estudo extensivo do caso pelo dentista. Alguns meses depois, quando ele estiver plenamente integrado à estrutura óssea e houver uma cicatrização satisfatória, é inserida a prótese.

No caso do implante dentário em áreas estéticas, a prótese é feita com atenção redobrada para que pareça o mais natural possível.

Quem pode fazer?

A maioria dos pacientes que procura este procedimento já passou pelo processo de prótese sobre implante, mas não ficou satisfeita com os resultados. Contudo, indivíduos que sofreram perda dental em locais que aparecem ao sorrir mas ainda não colocaram prótese também podem realizá-lo.

O implante dentário em áreas estéticas, assim como a prótese sobre implante, é um procedimento cirúrgico. Desta forma, o paciente que deseja se submeter a ele deve estar em boas condições gerais de saúde.